Mexidos….. mas que nome mais estranho para um doce :)

A origem do nome ainda é um mistério e confesso que quando era pequena não gostava de mexidos, apesar de não ter certeza de alguma vez os ter provados. Como o meu pai adora este doce, eles estão  sempre presentes no Natal e por isso, há um ano, resolvi aventurar-me a provar os famosos mexidos e fiquei fã!

Todos os ingredientes dependem do tamanho do pão dos mexidos, pão especial com muito miolo comprado 2 a 3 dias antes. As quantidades que vou referir dão para um pirex pequeno com cerca de 24 cm de diâmetro.

Numa panela grande, como se fosse para fazer sopa, deita-se água (mas sem encher), uma casca de limão, um pau de canela, um cálice de vinho do Porto, 2 a 3 colheres de sopa de açúcar, 1 a 2 colheres de sopa de mel, 1 colher de sopa de manteiga (facultativo), 1 saca pequena de pinhões, uma mão cheia de sultanas e uma mão cheia de nozes picadas. Deixa-se ferver.

No entretanto, desfaz-se o miolo do pão dos mexidos e adiciona-se à calda que ainda está ao lume. Deixa-se engrossar até ao ponto que se quiser.

Retira-se do lume para arrefecer um pouco e se puderem juntar 4 a 5 gemas de ovos. Vai novamente ao lume, cerca de 4-5 minutos, para as gemas cozerem mexendo sempre.

Deita-se num pirex bonito e polvilha-se com canela, quando estiverem frios. Bon appetit!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s