Há algo melhor que umas pataniscas de bacalhau com arroz de feijão vermelho?

A gastronomia portuguesa é cheia de preciosidades deliciosas e combinações perfeitas. O Rei é sem dúvida o Bacalhau seco e por isso se diz que existem 1000 maneiras de o fazer. Uma dessas 1000 maneiras é a patanisca. No entanto, a boa fama deste prato é muitas vezes posta em causa por alguns cozinheiros e cozinheiras que se esquecem que a patanisca leva bacalhau e não farinha com um “cheiro” a bacalhau.

Gosto das minhas pataniscas pequenas, fofas, pouco gordurosas e com bastante bacalhau… como as da minha mãe🙂 cujo segredo da “fofura” está nas claras em castelo.

Vamos então à receita, com as famosas quantidades a olho! Primeiro é preciso dessalgar o bacalhau desfiado e dá-lhe uma fervura. Coloca-se o bacalhau numa tigela e junta-se as gemas (o número varia com a quantidade de bacalhau), cebola e salsa muito picadinhas, 1 a 2 colheres de sopa de farinha e as claras em castelo. Envolve-se bem a massa. Pega-se em duas colheres de sobremesa e moldam-se as bolas de massa que serão achatadas com um garfo quando colocadas a fritar em óleo bem quente.

As pataniscas combinam na perfeição com um arroz de feijão vermelho bem soltinho, ou como eu digo, “a fugir” e com uma salada variada (alface e tomate cherry).

Bon appetit!!

One thought on “Há algo melhor que umas pataniscas de bacalhau com arroz de feijão vermelho?

  1. adoro pataniscas (aqui no Porto chamamos-lhes iscas, não confundir com as de fígado). As da minha mãe também são fofas e o que gosto mais é de sentir o crocante da cebola. E tudo acompanhado por um belíssimo arroz de feijão🙂
    Cá em casa não se fazem iscas porque nunca comemos fritos…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s