Com vontade de comer panquecas

Normalmente comem-se ao pequeno almoço mas logo pela manhã eu gosto de manter rituais, ou seja, kiwi, leite magro com cevada e pão integral com queijo fresco é o meu pequeno-almoço de eleição. Apenas quando viajo é que vario e como imenso. Desde fruta com iogurte e frutos secos, mais pão com compota ou queijo ou fiambre, leite com café,  croissant folhado e outro docinho para acabar….. uma desgraça completa mas que vai ser desgastada durante o dia, com muitas caminhadas.

Outro problema para não fazer panquecas ao pequeno almoço é a preguiça, confesso que logo pela manhã não quero ter muito trabalho, apenas saciar a fome. Por isso, só me restava o lanche e hoje finalmente assim foi, panquecas!!!

A receita veio do site take time to make yourself feel good . Foi uma escolha inconsciente mas até curiosa pois hoje consegui arranjar tempo e sem dúvida me sentir bem com estas panquecas bem fofas!!

Panquecas fofas
(Rende cerca de 8 a 9 panquecas)
1 chávena de farinha
1 chávena de leite magro
1 ovo grande
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
um pitada de sal fino
1. Juntar a farinha, o fermento e o sal numa tigela grande.
2. Numa segunda tigela colocar o leite, a gema e o açúcar. Mexer até dissolver bem o açúcar. Adicionar a manteiga derretida e mexer até que esta fique bem incorporada.
4. Á parte, bater a clara em castelo.
5. Adicionar a mistura de ingredientes líquidos, à mistura de ingredientes secos e mexer bem até ficar uma massa homogénea. No entanto, cuidado para não misturar demais pois assim perdem-se as bolhas de ar que vão ajudar as panquecas a ficarem fofas. Por fim, envolver a clara em castelo.
6. Colocar uma colher de chá de manteiga num frigideira e deixar derreter. Pegar numa colher de sopa pequena (ou uma colher de servir) e formar pequenas panquecas.
7. Cozer por 1 a 2 minutos ou até se formarem pequenas bolhas de ar na massa. Com a ajuda de uma espátula, virar as panquecas e deixar tostar do outro lado.

As panquecas podem ser servidas com fruta laminada, com compota, com compota e uma bola de gelada (para a desgraça!!!), com chocolate….. o que nos apetecer.

Como andava há uns tempos de olho numas bananas caramelizadas que vi o chef Henrique Sá Pessoa fazer no programa Ingrediente Secreto, hoje resolvi aventurar-me nas ditas bananas.

Usei 2 bananas médias, que cortei ás rodelas. Num frigideira quente coloquei 3 colheres de sopa de açúcar e deixei caramelizar um pouco. Coloquei as rodelas das bananas e uma colher de sopa de manteiga mal cheia. Deixei saltear um pouco. No final, “enfeitei” as panquecas com estas bananas bem tostadinhas e com canela em pó.

Et voilá!! Bon appétit!

4 thoughts on “Com vontade de comer panquecas

  1. Que grande maldade!
    Aqui já está quase pronto cação com batatas cozidas.
    Mas vou ter que apressar depois de ver esta foto:))
    Este (con) fuso horário.
    Beijo
    Já sinto saudades daquele caderno de restaurantes.

  2. Para mim as panquecas são boas em qualquer altura do dia. Normalmente são feitas aos domingo de manhã, para o brunch, em quantidade que as faz durante alguns dias para serem levadas para os lanches da manhã no trabalho. Em casa são barradas com manteiga de amendoim, polvilhadas com banana fatiada e regadas com chocolate negro derretido num pouco de leite magro. Para o trabalho, levo-as em sanduiche de nutella🙂
    Estas tuas ficaram parecidas com as nossas: bem fofas!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s