“C’mon Roger, let’s go home. I’ll bake you a carrot cake.”

Quote by Jessica Rabbit

Um bolo de cenoura é quase como o bolo de maçã, toda a mulher tem uma receita da mãe, ou até da avó, que está sempre pronta a ser utilizada quando se tem visitas em casa ou se está num dia frio de Inverno, em que só apetece estar debaixo da manta, a ver televisão e a comer algo doce.

Eu não sou excepção, ia ter a visita do meu irmão, cunhada e sobrinho e resolvi fazer um doce. Não fui procurar a receita da minha bisavó (sim, é mesmo dela) mas resolvi experimentar a de uma amiga. Espero que gostem!

Bolo de cenoura

Bolo de Cenoura da Susana

5 cenouras médias

2 chávenas de açúcar

4 ovos inteiros (eu separei as claras das gemas)

2 chávenas de farinha

2 colheres de sobremesa de fermento em pó

1/2 chávena de óleo

100g de margarina

1 pitada de sal

Descascar as cenouras, corta-las aos cubos pequenos e cozê-las num pouco de água até ficarem bem moles. Quando estiverem cozidas, escorrer a água e passa-las pela varinha mágica, reduzindo-as a uma papa. Deixar arrefecer um bocado.

Separar as gemas das claras, colocando as gemas numa tigela com as 2 chávenas de açúcar e noutra tigela as 4 claras com uma pitada de sal. Bater primeiro as claras em castelo e depois bater o açúcar com as gemas até ficar um creme mais claro. Adicionar a papa de cenoura e bater bem.  Vão se juntando os restantes ingredientes pela ordem indicada. No final de tudo bem batido é que se juntam as claras em castelo.

Unta-se uma forma de buraco com manteiga e farinha, deita-se a massa e leva-se ao forno a cozer a 150ºC, cerca de 30 minutos. O bolo fica húmido no entanto, após os 30 minutos, é necessário recorrer ao teste do palito para verificar se o bolo está cozido ou não, pois pode precisar de mais algum tempo. 

Se quiserem cobrir o bolo pode-se derreter, em banho-maria, chocolate negro com um bocado de leite ou natas e colocar por cima.  (eu não cobri e não achei que tivesse sido necessário mas podem sempre experimentar)

Bon appétit!!!

4 thoughts on ““C’mon Roger, let’s go home. I’ll bake you a carrot cake.”

  1. I have made several carrot cakes but never cooked them before making a puree out of them, much like a banana bread (don’t cook banana, just puree it). I always shred my carrots. Next time I will try your method. Sounds great.

    Chef Randall
    savorthefood.worpress.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s