Aletria, doce que rima com alegria

Espero que todos tenham tido um excelente Natal! O meu não podia ter sido melhor e vai com certeza ser recordado pois foi o primeiro do meu sobrinho de 10 meses.

Aqui no blog ainda se continua em espírito Natalício e por isso aqui apresento a receita que faltava, a de aletria🙂Aletria

Pode ser um pouco mais “solta” ou um pouco mais “presa”, tudo vai depender da quantidade de leite utilizada. Sim, porque cá em casa, a receita de aletria é feita com leite, ao jeito da minha bisavó.

Coloca-se ao lume uma panela com 1L de leite meio gordo, uma casca de limão, dois paus de canela e 150 g de açúcar (pode levar um pouco mais, conforme o gosto de cada um). Deixa-se levantar fervura e depois deita-se a aletria, esmagada suavemente para os pedaços não ficarem demasiado pequenos. Deixa-se cozer um pouco.

Num prato deitam-se 3-4 gemas e mexe-se com um garfo, apenas para desfazer e juntar as gemas. Quanto a aletria estiver cozida retira-se do lume apenas para arrefecer um pouco. Juntam-se as gemas aos bocados, mexendo sempre para não talhar. Quando estiverem todas incorporadas volta-se a colocar a panela ao lume, apenas para cozer mais uns 2-3 minutos.

Deita-se uma travessa de servir para arrefecer completamente. Quando estiver fria decora-se ao gosto de cada um. Bon appetit!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s