Peixinhos da Horta: mas onde está o peixe?

Pois…. não está! É que de peixinho não tem mesmo nada, nem forma, nem alimento, só tem mesmo a horta (no feijão verde).

Peixinhos da Horta

É um prato fácil de fazer e que eu associo muito à minha infância. A minha mãe fá-los na perfeição, não segue receita (mantêm sempre a tradição de fazer “tudo a olho” como a avó lhe ensinou) mas eu estive a tentar quantificar os ingredientes para ser mais fácil, caso queiram experimentar fazê-los.

3 ovos

1 chávena almoçadeira de água (pode ser preciso mais)

4 colheres de sopa de farinha

300 g de feijão verde

sal q.b.

óleo para fritar

Primeiro cozer o feijão verde cortado ás tiras. No entretanto, bater os ovos inteiros com farinha. Depois vai-se juntando água até ficar com uma consistência semelhante à massa de crepe (nem muito grosso, nem muito fino). Temperar com sal a gosto

Quando o óleo da frigideira estiver bem quente deitar uma colher de sopa de massa, colocar 2 a 3 fatias de feijão verde e colocar mais um pouco de massa por cima, apenas para ligar. Escorre-se bem e estão prontos a servir.

Bon appétit!!!

Já agora, será que alguém sabe de onde vem o nome “peixinhos da horta”?

5 thoughts on “Peixinhos da Horta: mas onde está o peixe?

  1. Como eu gosto destes peixinhos a fingir. Já experimentaste a versão courgette. Publiquei a receita este ano, penso que em julho. Também fica muito bem. Tenho lá a receita do polme se quiseres espreitar. As nossas mães e avós fazem tudo a olho e nós temos de andar à espreitar, para lhes decobrirmos os segredos. Por cá passa-se o mesmo. Um abraço para ti.
    Patrícia

    • Nunca experimentei com courgette… vou dar uma olhadela na tua receita.
      Não lhe posso perguntar uma receita, vem sempre com “faço tudo a olho”🙂 pois… ajuda mto LOL mas sai-lhe sempre bem!
      bjs

  2. Olá Rita,
    adoro peixinhos da horta!! Fazem mesmo lembrar a infância.
    A minha avó faz a olho e saiem sempre bem🙂
    Uma ideia a experimentar com outros vegetais.
    Só agora vi uma questão que me colocaste no blog, no post do chocolate de arandos e pistachios, peço desculpa pela demora mas já lá deixei resposta.
    Um abraço.

  3. Pois, eu frito os meus à vez mas é só porque gosto bem fininhos, a receita do polme é um cadinho diferente mas o sabor não deve ficar muitooo diferente no final🙂

Leave a Reply

